Seguidores

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Vítimas de injustiça, discriminação e perseguição desde sempre, o povo Rromani, os Ciganos.

 
História do POVO CIGANO I ( by Jade Camargo) 
 
História do POVO CIGANO II
 
História do Povo Cigano III
 
História do POVO CIGANO IV ( by Jade camargo) 
 
História do Povo Cigano V 
 
História do POVO CIGANO VI (by Jade Camargo)

Eis uma oportunidade real de ajudarmos o povo cigano com apenas uma pequena assinatura em uma petição. 

Muitos dos que leram meu último post demonstraram surpresa e desconhecimento dos fatos sobre as atrocidades e as discriminações que publiquei, muitos, como eu, "tornaram-se ciganos", manifestando-se em defesa dos direitos de um povo. Agora surgiu uma oportunidade real de prestarmos nossa ajuda, participando do abaixo assinado da Avaaz: "Tratemos os europeus ciganos como tratamos o restante dos europeus". Será preciso 500 assinaturas para que os Ciganos comecem a aparecer nas petições da Avaaz, primeiro na Europa depois se expandindo aos outros continentes. É simples, basta clicar no link que coloquei aqui ou na frase de cor amarela acima, preencher seu nome e e-mail e enviar, sua assinatura será computada a favor do povo cigano e seus direitos. 

Tenho outra boa notícia: A SERPPIR - Secretaria Especial de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, inclui os ciganos em suas ações, sendo uma delas o treinamento de defensores públicos para lidar com questões envolvendo povos tradicionais como comunidades quilombolas e de cultura cigana. É o Estado promovendo e garantindo o direito de todos. Esperamos que este seja só um primeiro passo e que haja realmente bastante conhecimento e preparo dos profissionais de direito que lidarão com estes povos, resguardando-lhes a dignidade e o amplo direito de cidadãos sem descaracterizar-lhes a cultura.

Mais detalhes sobre esta notícia e outras sobre os ciganos acessem "Conversas na cozinha - No Brasil e no mundo" na Cozinha dos Vurdóns.

Obrigada a todos que colaborarem votando na petição do Avaaz!

Van

Imagem: Yevgraf Semenovic Sorokin (1821-1892)-'Spanish roman people'-oil on canvas-1853

5 comentários:

  1. BOA TARDE , LINDO O SEU BLOG PARABÉNS , JÁ ESTOU PARTICIPANDO DO SEU SITE , GOSTARIA DE PARTICIPAR MEU SITE , E CONHECER MEU BLOG ME SENTIRIA MUITO HONRADA SE VISITAR E ME SEGUIR OK!!

    AGUARDO SUA VISITA
    http://brechodosul.blogspot.com.br

    ATT
    MARCIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo que você gostou do meu Blog!
      Já visitei o seu Blog e estou seguindo!

      Muito obrigado!

      Por favor se junte a nós e assine esta petição!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Aos Amigos que lerem este post eu gostaria que olhassem esta causa com carinho!

    Para assinar a favor do povo cigano e seus direitos, é muito fácil e rapido, basta entrar no link, escrito "Aqui" em amarelo, no post!

    Desde já agradeço

    Boa noite!

    ResponderExcluir
  3. Dany querida

    Nossa corrente está se fortalecendo, mais pessoas se interessando, que seja assim sempre, que todos "descubram" o povo cigano.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Van querida!

      Amiga quanto mais eu fico sabendo da história do Povo Cigano, mais eu sinto necessidade de apoiar a luta deles por direitos iguais e por justiça!

      Vamos divulgar ao máximo porque muita gente desconhece o quanto eles já sofrerm discriminação e o quanto ainda sofrem até hoje!

      Um lindo dia para você!

      Beijos

      Excluir