Seguidores

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Omayra Sanchez, um olhar forte


Omayra Sanchez lutou até o ultimo momento pela vida
Um olhar forte, a inocência num duelo contra a morte...
A natureza se expressou de forma brusca e sem recado
Um vulcão entrou em erupção e arrasou um povoado
Foi na Colômbia, o mundo assistiu o fato em tempo real
A menina ficou presa em entulhos e lama; dor sem igual


Três dias de agonia; constataram que não haveria salvação
A única maneira de tirá-la dali seria uma triste amputação
Mas não havia um especialista que atendesse com prontidão
O mundo assistiu a aflição de Omayra; divulgada na televisão!
Morreu em frente às câmeras; uma visão que atinge o coração...

Janete Sales Dany

Licença Creative Commons
O trabalho Omayra Sanchez, um olhar forte! de Janete Sales Dany está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Inspiração desta poesia: O registro feito pelo fotógrafo Frank Fournier três horas antes do falecimento da garota. Ela ficou presa por 60 horas e nada pode ser feito para salvá-la...
Colômbia...em 1985, erupção do vulcão Nevado do Ruiz  que arrasou o povoado de Armero.
Foto:  Fotografia: Frank Fournier

4 comentários:

  1. Temos a chance de mostrar nossa indignação com o descaso da saúde, do atendimento público precário e de muitas outras coisas que cercam a sociedade de miséria. Triste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite querida Edith!
      Este acontecimento foi algo de extrema tristeza, pois ela ficou presa nos escombros da casa onde morava, presa na lama...A erupção de um vulcão que devastou o povoado em que vivia. E os repórteres filmavam em tempo real a aflição e a dor desta menina, que acabou morrendo em frente as câmeras! Pois não havia um especialista apropriado para amputar as pernas dela, se fosse feito tal cirurgia ela acabaria morrendo do mesmo jeito. E este olhar é tão dolorido, corta tanto o coração de quem o vê... Morrer, neste mundo globalizado, tão avançado e tão pequeno diante de situações assim. Escrever sobre ela mexeu muito comigo! Obrigada pela linda presença! Um fim de semana de paz! Abraços

      Excluir
  2. Recuerdo perfectamente quel suceso que impactó a todo el mundo, no podíamos entender que no hubiera alguna solución para sacarla de allí con vida.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Helio Fraile, uma recordação dolorosa... E a impossibilidade de salvar uma criança, a fotografia feita por Frank Fournier, ganhou o World Press Photo de 1985. É uma foto marcante, difícil até de olhar para ela. Concordo com as suas palavras! Obrigado pela presença! Forte abraço!

    ResponderExcluir