Seguidores

quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Soneto Decassílabo Heroico Escansão "Métrica" - Pássaro Preso


Soneto Decassílabo Heroico


Cada verso possui 10 sílabas poéticas

Tônicas obrigatórias na sexta e décima sílaba
Quatro estrofes: Duas de quatro versos - Duas de três versos


Vídeo com a escansão deste
Soneto Decassílabo Heroico:






Lá no horizonte vive a liberdade
Onde se encontra aquela voz do vento
Corpo solto sentindo imensidade
Vontade que seduz meu pensamento

Asas abertas sobre esta cidade
O momento do meu renascimento
A esperança virando realidade
É sonho, acordo e vem o sofrimento!

Eu sou vida de um mundo tão pequeno
Vou mirando o que tem êxtase pleno
Vai se exibindo neste céu de encanto

Prossegue no clarão do amanhecer
Alcança o que não posso conhecer
E nunca escuta a mágoa do meu canto

Janete Sales Dany

Poema @protegido por lei
Poema @protegido por lei
Registrado e imortalizadona Biblioteca Nacional 
do Rio de Janeiro No Livro:
SONETO BORBOLETA" E OUTRAS
Página 23 Registro: 730418



Padrão de um soneto clássico 
Possui quatro estrofes:  
São agrupamentos de versos
Primeira estrofe deste poema

1-Lá no horizonte VIve a liberDAde 
2-Onde se encontra aQUEla voz do VENto 
3-Corpo solto senTINdo imensiDAde 
4-Vontade que seDUZ meu pensaMENto 

Esta demonstração é de um
Decassílabo Heroico:
Observe cada exemplo com  atenção
na cor da marcação e letra:

Quatorze versos 

Sílabas tônicas:
na sexta e decima sílaba

Rimas entrelaçadas

1-Lá no horizonte VIve a liberDAde 
2-Onde se encontra aQUEla voz do VENto 
3-Corpo solto senTINdo imensiDAde 
4-Vontade que seDUZ meu pensaMENto 

5-Asas abertas sobre esta CIDADE
6-O momento do meu RENASCIMENTO 
7-A esperança virando REALIDADE 
8-É sonho, acordo e vem o SOFRIMENTO

9-Eu sou vida de um mundo tão pequeno 
10-Vou mirando o que tem êxtase pleno 
11-Vai se exibindo neste céu de encanto 

12-Prossegue no clarão do amanhecer 
13-Alcança o que não posso conhecer 
14-E nunca escuta a mágoa do meu canto


Nenhum comentário:

Postar um comentário