Seguidores

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Soneto Ilusionismo político


Prometo declarar sempre a verdade 
Trarei para o meu povo a segurança 
Ausência da violência na cidade 
Educação melhor para a criança 

Verbas, só irão para a sociedade 
E se pretendem mais, sou a mudança! 
Farei mais hospitais, tenho piedade... 
Morte da corrupção... Viva a esperança! 

Emprego para todo cidadão 
Não desejo nenhuma regalia 
Jamais faltará água no sertão 

Ficarei neste cargo até o fim 
O povo ganhará a moradia 
Sou toda a solução, votem em mim!

Janete Sales Dany
Poema@ todos os direitos reservados
Registrado e imortalizado 
na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro
No Livro; Soneto Esperança e outras
Página:04 Registro /protocolo:7456/18
Licença Creative Commons
O trabalho Soneto Ilusionismo político de Janete Sales Dany está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Vamos a métrica de um 
Soneto Decassílabo Heroico
Prometo declarar sempre a verdade
Pro/me/to/ de/cla/RAR /sem/pre a/ ver/DA/de
Trarei para o meu povo a segurança
Tra/rei /pa/ra o/ meu/ PO/vo a/ se/gu/RAN/ça
Ausência da violência na cidade
Au/sên/cia/ da/ vio/LÊN/cia/ na /ci/DA/de
Educação melhor para a criança
E/du/ca/ção/ me/LHOR/ pa/ra a /cri/AN/ça

Verbas, só irão para a sociedade
Ver/bas/, só/ i/rão/ PA/ra a/ so/cie/DA/de
E se pretendem mais, sou a mudança!
E /se/ pre/ten/dem /MAIS/, sou/ a/ mu/DAN/ça!
Farei mais hospitais, tenho piedade...
Fa/rei/ mais/ hos/pi/TAIS/, ten/ho/ pie/DA/de...
Morte da corrupção... Viva a esperança!
Mor/te /da /cor/rup/ÇÃO/... Vi/va a es/pe/RAN/ça!

Emprego para todo cidadão 
Em/pre/go/ pa/ra/ TO/do/ ci/da/DÃO 
Não desejo nenhuma regalia
Não/ de/se/jo /nen/HU/ma /re/ga/LI/a
Jamais faltará água no sertão
Ja/mais/ fal/ta/rá/ Á/gua/ no /ser/TÃO

Ficarei neste cargo até o fim
Fi/ca/rei /nes/te /CAR/go a/té/ o/ FIM
O povo ganhará a moradia
O /po/vo/ gan/ha// a/ mo/ra/DI/a
Sou toda a solução, votem em mim!
Sou /to/da a /so/lu/ÇÃO/, vo/tem /em /MIM!

Por Janete Sales Dany


Possui quatro estrofes,
duas de quatro versos
duas de três versos
Acentuação tônica 
na sexta e décima sílaba
Regras obrigatórias num 
soneto decassílabo Heroico


Nenhum comentário:

Postar um comentário