Seguidores

sábado, 8 de maio de 2021

PRESENÇA DE JESUS

O tempo impõe um chão que não queria,
forrado de empecilho e desventura...
Encaro o mal medonho que procura
a minha face nesta cena fria.

Meu Deus, será que errei, pois nunca via,
naquele olhar, um gesto de loucura?
Eu pretendia o amor que só perdura, 
mas enfrentei a voz da rebeldia!

Na desavença surge o meu pecado,
porém retorno logo para a luz.
E o mal ainda espreita-me o caminho...

Pressinto o meu espírito cansado
a suplicar a vinda de Jesus-
quero sentir que não estou sozinho...

Janete Sales Dany
soneto@todos os direitos reservados
Registrado na Biblioteca Nacional:(696/22)
no livro Presença de Jesus e outras
T7250104
TRILHA XXXIV- GREGÓRIO DE MATOS

ATIVIDADE FÓRUM DO SONETO

A JESUS CRISTO NOSSO SENHOR

Pequei, Senhor; mas não porque hei pecado,
Da vossa alta clemência me despido;
Porque quanto mais tenho delinquido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado.

Se basta a vos irar tanto pecado,
A abrandar-vos sobeja um só gemido;
Que a mesma culpa, que vos há ofendido,
Vos tem para o perdão lisonjeado.

Se uma ovelha perdida e já cobrada
Glória tal e prazer tão repentino
Vos deu, como afirmais na sacra história,

Eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada,
Cobrai-a; e não queirais, pastor divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória.

Gregório de Matos



 
  Licença Creative Commons
O trabalho PRESENÇA DE JESUS de Janete Sales Dany está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


Soneto Decassílabo Heroico:

14 versos, dois quartetos, 
dois tercetos.

Separação de sílabas 
poéticas (ou escansão)

Sílabas tônicas : 6+10 
O tempo impõe um chão
que não queria,
O /tem/po im/põe/ um/ CHÃO
que/ não /que/RI/a,

Esquema de rimas:
ABBA ABBA CDE CDE


Soneto PRESENÇA DE JESUS
Exemplo de rima rica:
Primeira estrofe:
Queria- verbo / Fria- adjetivo
Desventura- substantivo / Procura-  verbo

Diferença entre rima rica e rima pobre:
Rica: Palavras que rimam são de classes gramaticais diferentes.
Pobre: Palavras que rimam são de classes gramaticais iguais

Nenhum comentário:

Postar um comentário