Seguidores

sexta-feira, 3 de setembro de 2021

DELÍRIO FASCINANTE

Olhei, vibrei, pensei... eu quero agora!
Enlouqueci ao ver a poesia
no teu olhar que só me seduzia…
E a noite derramou a luz da aurora.

A tentação pulsou e, sem demora, 
eu me senti escrava da magia,
que me ofertava o anelo que eu queria:
teu timbre em mim — a música sonora! 

Uma atração sem fim domou o verso,
porém a vida expôs uma fronteira — 
sonhei com a paixão que oferta o inverso…

O amor brincou comigo a noite inteira,
pois, na verdade, eu quis o controverso,
ao me entregar nos braços da cegueira...

Janete Sales Dany
Soneto@todos os direitos reservados
Registrado na Biblioteca Nacional:(696/22)
no livro Presença de Jesus e outras
Conteúdo autoral, 
protegido pela Lei 9.610/98, arts.18 e 24.


* TRILHA XLII- ÁLVARES DE AZEVEDO - 


ATIVIDADE
FÓRUM DO SONETO
SONETO

Passei ontem a noite junto dela.
Do camarote a divisão se erguia
apenas entre nós - e eu vivia
no doce alento dessa virgem bela...

Tanto amor, tanto fogo se revela
naqueles olhos negros! Só a via!
Música mais do céu, mais harmonia
aspirando nessa alma de donzela!

Como era doce aquele seio arfando!
Nos lábios que sorriso feiticeiro!
Daquelas horas lembro-me chorando!

Mas o que é triste e dói ao mundo inteiro
é sentir todo o seio palpitando...
Cheio de amores! E dormir solteiro!

Álvares de Azevedo


Licença Creative Commons
O trabalho DELÍRIO FASCINANTE de Janete Sales Dany está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.


Soneto Delírio Fascinante
Exemplo de rima rica:
Primeira estrofe:
Agora - advérbio / Aurora- substantivo
Poesia- substantivo / Seduzia - verbo

Diferença entre rima rica e rima pobre:
Rica: Palavras que rimam são de classes gramaticais diferentes.
Pobre: Palavras que rimam são de classes gramaticais iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário