Seguidores

domingo, 5 de novembro de 2017

SONETO FÉ - Decassílabo Heroico



Eu vou me erguer depois de qualquer dor
Serei como o mar, mil ondas gigantes!
Sol que aquece um jardim acolhedor 
Belas trovas de amor para os amantes

Força que sempre encara o predador
Eu vou alcançar meus sonhos distantes
E terei na alma a luz do vencedor.
O brilho das estrelas cintilantes!

Acredito que o bem há de vencer
A paz há de reinar no amanhecer
Agradeço a Deus pelo dom da escrita

E se o pranto descer eu vou sorrir
Será difícil algo me ferir
Eu sei, reluz em mim, fé infinita!

Janete Sales Dany 
Poema @ todos os direitos reservados
T6163590
Poesia registrada na Biblioteca Nacional
do Rio de Janeiro no livro:
Soneto Lobo do Gelo e outras
Numero: 9267/17




SONETO FÉ

Eu /vou/ me er/guer /de/POIS/ de/ qual/quer /DOR
Se/rei /co/mo o /mar,/ MIL/ on/das/ gi/GAN/tes!
Sol/ que a/que/ce um/ jar/DIM/ a/co/lhe/DOR
Be/las/ tro/vas/ de a/MOR/ pa/ra os/ a/MAN/tes

For/ça/ que/ sem/pre en/CA/ra o/ pre/da/DOR
Eu /vou /al/can/çar/ MEUS/ son/hos/ dis/TAN/tes
E /te/rei/ na al/ma a /LUZ/ do/ ven/ce/DOR
O/ bri/lho/ das/ es/TRE/las/ cin/ti/LAN/tes!

A/cre/di/to/ que o /BEM/ há/ de/ ven/CER
A /paz/ há/de/ rei/NAR/ no a/man/he/CER
A/gra/de/ço a/ Deus/ PE/lo/ dom/ da es/CRI/ta

E/ se o/ pran/to/ des/CER/ eu/ vou /so/RRIR
Se/rá /di/fí/cil/ AL/go/ me /fe/RIR
Eu/sei,/ re/luz/ em/ MIM / fé/ in/fi/NI/ta

Janete Sales Dany


Demonstração da métrica poética
deste soneto decassílabo heroico.
​​​​​​​Acentuação tônica na sexta e décima sílaba
Para realizar a metrificação poética 

é preciso ter ouvidos atentos
Algumas vogais se unem e são separadas 
de forma diferente da contagem silábica gramatical



Separação de sílaba poética "escansão" :
Pois/ re/luz/ em/ mim /A/ fé/ in/fi/NI/ta

Já em vídeo no meu Canal de YouTube:



Neste vídeo também estão presentes 
estas frases de Motivação


"Enche-se de felicidade aquele que vê, sem inveja, 
a felicidade dos outros." 
São Francisco de Assis.

No passado cometi o maior pecado 
que um homem pode cometer: não fui feliz.
Jorge Luis Borges

"Você nunca sabe a força que tem, 
até que a sua única alternativa é ser forte."
Johnny Depp

"Transforme as pedras que você tropeça 
nas pedras de sua escada."
Sócrates

O que nos parece uma provação amarga 
pode ser uma bênção disfarçada
Oscar Wilde


6 comentários:

  1. Um belíssimo poema, tanto no conteúdo, quanto na estrutura! Parabéns, querida poetisa Janete Sales! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde querida amiga Escritora Mirian Menezes. Fico muito muito feliz com sua presença, uma honra. E mais feliz ainda que tenha gostado, obrigada pelo incentivo valoroso. Sempre generosa! Volte sempre, uma semana de paz... Grande abraço!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Bom dia! Agradeço a presença.
      Fico muito feliz que gostou.
      Volte sempre!

      Excluir
  3. Parabéns querida Brilhante
    😘😘😘😘🌹🌹🌹👏👏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia querida amiga Helena Torres! Agradeço a linda presença. Fico muito feliz que apreciou, uma semana de paz Volte Sempre Abraços

      Excluir