Seguidores

sexta-feira, 7 de junho de 2019

Herói Soneto Decassílabo Heroico


Sinto que sou herói sem armamento 
Fui ferido e sorri para o opressor 
Arranquei do meu peito o sofrimento 
Eterno vencedor mesmo na dor 

Afastado de todo este tormento 
Olho dentro de mim e encontro amor 
Não necessito de armas no momento 
Exalto no alto a fronte do criador 

Sou como águia que alcança outro horizonte 
E se banha na fé que cai da fonte 
Sonho com a esperança em minha terra 

O silêncio persiste num guerreiro 
Do ódio jamais serei um prisioneiro 
Sobrevivo de amor, abrando a guerra...

Janete Sales Dany
Soneto Registrado e imortalizado
na Biblioteca Nacional no livro: 
Soneto Império do tempo e outras
Página: 08
Regras a serem seguidas:
Quatro estrofes 
Duas primeiras são quartetos
e as duas últimas são tercetos 
APRESENTAÇÃO  da métrica
Dez sílabas em cada verso
Sílabas tônicas na
sexta e décima sílaba
Escansão
HERÓI

Sinto que sou heRÓI sem armaMENto 
Fui ferido e soRRIpara o opreSSOR
Arranquei do meu PEIto o sofriMENto 
Eterno venceDOR mesmo na DOR 

Afastado de TOdo este torMENto 
Olho dentro de MIM e encontro aMOR 
Não necessito de ARmas no moMENto 
Exalto no alto a FRONte do criaDOR 

Sou como águia que alCANça outro horiZONte 
E se banha na FÉ que cai da FONte 
Sonho com a espeRANça em minha TErra 

O silêncio perSISte num gueRREIro 
Do ódio jamais seREI um prisioNEIro 
Sobrevivo de aMOR, abrando a GUErra...

Janete Sales Dany
Licença Creative Commons
O trabalho Herói soneto decassílabo heroico de Janete Sales Dany está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Não desfaças o herói 
que está na tua alma! 
Friedrich Nietzsche 1844 - 1900


Não usemos bombas nem armas para conquistar o mundo. Usemos o amor e a compaixão. A Paz começa com um sorriso. Sorria pelo menos cinco vezes por dia para as pessoas a quem você normalmente não daria um sorriso. Faça isso pela paz. Irradiemos a paz de Deus e tornemo-nos o reflexo de Sua luz para extinguir no mundo e no coração dos homens toda espécie de ódio e o amor pelo poder. Sorria junto com os outros, embora isso nem sempre seja fácil. Madre Teresa de Calcutá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário