Seguidores

quinta-feira, 25 de junho de 2020

O MAR DO NOVO DIA


Do mar estimo o pranto da saudade 
O olhar perfaz o azul e até convida
A brisa adentra em mim, amor que invade
O sonho voa, abraça a luz da vida

Adoro o mundo, um verso eternidade...
Obtenho rimas de ouro, a verve ungida!
A fonte alcança os pés e o medo evade
O céu da glória, a fé fortalecida!

Desejo a aurora erguida na canção
As notas são do amor que vive em mim
No mar amarro tudo, e esqueço o não!

Queria ver a cor da fantasia
O verso ondula e só me diz um sim
Se quero espero a vez do novo dia!

Janete Sales Dany
T6988000
Soneto@Todos os direitos reservados
Obra Protegida - Lei nº 9.610/98.

O verso ondula e só 
O/ VER/so on/DU/la e/  
me diz um sim
/me/ DIZ/ um /SIM
VERSO BINÁRIO
Sequência de
átona e tônica
Grupo isométrico de versos, 
cada um com 10 sílabas





2-4-6-10
Do
ma-
r es-
ti-
mo o
pran-
to
da
sau-
da-
de
2-4-6-8-10
O o-
lhar
per-
fa-
z o a-
zul
e a-
con-
vi-
da
2-4-6-8-10
A
bri-
sa a-
den-
tra em
mim,
a-
mor
que in-
va-
de
2-4-6-8-10
O
so-
nho
voa,
a-
bra-
ça a
luz
da
vi-
da
2-4-6-10
A-
do-
ro o
mun-
do, um
ver-
so e-
ter-
ni-
da-
de...
2-4-6-8-10
Ob-
te-
nho
ri-
mas
de ou-
ro, a
ver-
ve un-
gi-
da!
2-4-6-8-10
A
fon-
te al-
can-
ça os
-
s e o
me-
do e-
va-
de
2-4-6-10
O
céu
da
gló-
ria, a
for-
ta-
le-
ci-
da!
2-4-6-10
De-
se-
jo a au-
ro-
ra er-
gui-
da
na
can-
ção
2-4-6-8-10
As
no-
tas
são
do a-
mor
que
vi-
ve em
mim
2-4-6-8-10
No
ma-
r a-
ma-
rro
tu-
do, e es-
que-
ço o
não!
2-4-6-10
Que-
ri-
a
ve-
r a
cor
da
fan-
ta-
si-
a
2-4-6-8-10
O
ver-
so on-
du-
la e
me
di-
z um
sim
2-4-6-8-10
Se
que-
ro es-
pe-
ro a
vez
do
no-
vo
di-
a!

Tônicas somente nas sílabas pares

Sílabas Poéticas

Poema10total
1414
Total1414



Licença Creative Commons
O trabalho O MAR DO NOVO DIA de Janete Sales Dany está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Ritmo Binário Ascendente

Átona + Tônica

Escansão ( Métrica) 
O o/lhar/ per/faz/ o a/zul /e a// con/vi/da
Soneto decassílabo heroico

Nenhum comentário:

Postar um comentário