Seguidores

sexta-feira, 21 de maio de 2021

A LUZ DO BEIJA-FLOR


Contemplo o beija-flor repleto de alegria,
de flor em flor procura o bálsamo da vida...
Parece que me entende e fico enternecida, 
o instante é cintilante, a paz me contagia.

Vem, pássaro divino, amansa a pandemia!
Em cada voo seu encontro uma saída,
desejo amenizar a lágrima caída.
A sua liberdade é tudo que queria...

Esqueço a dor se vejo o belo beija-flor,
repleto de lirismo, em tudo encontra amor.
Em cada flor que beija, afasta a desventura...

Nas asas deste ser, o sonho prevalece,
pois na leveza traz a essência de uma prece.
No canto tem ternura e exalta a luz da cura!

Janete Sales Dany
Soneto@todos os direitos reservados
Registrado na Biblioteca Nacional:(696/22)
no livro Presença de Jesus e outras
Conteúdo autoral, 
protegido pela Lei 9.610/98, arts.18 e 24.

Licença Creative Commons

O trabalho A LUZ DO BEIJA-FLOR de Janete Sales Dany está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional

MÉTRICA:
Ritmo binário - ALEXANDRINO
Es/que/ço a/ dor /se /ve/jo o/ be/lo/ bei/ja/-flor,
Esqueço a dor se vejo o belo beija-flor,
Tônicas somente nas pares.
ESQUEMA DE RIMAS: 
ABBA/ABBA
CCD/EED



ATIVIDADE: 

FÓRUM DO SONETO

TRILHA XXXV:

 AUTA DE SOUZA

O Beija-Flor

Acostumei-me a vê-lo todo o dia
De manhãzinha, alegre e prazenteiro,
Beijando as brancas flores de um canteiro
No meu jardim – a pátria da ambrosia.

Pequeno e lindo, só me parecia
Que era da noite o sonho derradeiro…
Vinha trazer às rosas o primeiro
Beijo do Sol, n’essa manhã tão fria!

Um dia, foi-se e não voltou… Mas, quando
A suspirar, me ponho contemplando,
Sombria e triste, o meu jardim risonho…

Digo, a pensar no tempo já passado;
Talvez, ó coração amargurado,
Aquele beija-flor fosse o teu sonho!

AUTA DE SOUZA



O beija-flor, também é conhecido 
como cuitelo, chupa-mel, 
colibri,  chupa-flor, pica-flor e etc...

Soneto  A LUZ DO BEIJA-FLOR
Exemplo de rima rica:
Primeira estrofe:
Alegria- substantivo / Contagia- verbo
Vida-  substantivo / Enternecida -  adjetivo

Diferença entre rima rica e rima pobre:
Rica: Palavras que rimam são de classes gramaticais diferentes.
Pobre: Palavras que rimam são de classes gramaticais iguais

Nenhum comentário:

Postar um comentário