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domingo, 9 de janeiro de 2022

CANTAREI


Amanhece e celebro a presença infinita
do sorriso de amor resistente que exponho,
nos momentos de dor, em que o espírito grita,
e jamais abandona a insistência do sonho!

Amanhece e celebro a alegria bendita,
ao notar o esplendor do universo risonho,
que alvorece no céu expressivo e na escrita,
envolvida em paixão que, por sorte, componho.

Cantarei a canção da esperança tenaz,
e, também, sentirei que cantar me refaz...
Cantarei, cantarei com empenho no brado.

Cantarei celebrando o horizonte encantado,
cantarei, cantarei com suprema alegria
e terei, no amanhã, o apogeu que queria!

Janete Sales Dany

T7425699

Soneto@todos os direitos reservados
Registrado na Biblioteca Nacional:(696/22)
no livro Presença de Jesus e outras
Conteúdo autoral, 
protegido pela Lei 9.610/98, arts.18 e 24.
Compor um soneto alexandrino com quatro anapestos
(Anapesto é uma unidade rítmica do poema.
É formado por duas sílabas átonas (ou breves)
e uma sílaba tônica (ou longa), em ritmo ascendente).
Observação: Sem tônica na primeira sílaba do verso.
Tema: FESTEJOS/CELEBRAÇÕES

Cantarei a canção da esperança tenaz,

Can /ta/REI/a/ can/ÇÃO /
       3 +               6+

da es/pe/RAN/ ça/ te/NAZ...
           9                 + 12 

Tônica na 3 + 6+ 9 + 12 sílaba.
ATIVIDADE 
Academia Brasileira
de Sonetistas ABRASSO

Rimas: pares de rimas ricas ou seja, 
rimas com palavras de classes gramaticais
 diferentes, da seguinte forma:
- QUARTETOS – Os pares de rima de cada estrofe 
devem ter classes gramaticais diferentes,
 podendo repetir as classes gramaticais da outra estrofe. 
- TERCETOS – Cada par ou cada trio de rimas dos tercetos 
devem ter classes gramaticais diferentes
São 10 as Classes Gramaticais:
- Substantivo - Verbo
- Adjetivo- Pronome
- Numeral- Artigo
- Advérbio - Preposição
- Conjunção - Interjeição
Obs. Pode-se utilizar do recurso das
 LOCUÇÕES (Adjetivas, nominais, numerais, etc.) 
e também de SUBSTANTIVAÇÕES.



Atividade da reunião que será realizada em 25/ 01/ 2022:

SONETO ALEXANDRINO COM QUATRO ANAPESTOS: 


AS REGRAS DO ALEXANDRINO devem ser preservadas, ou seja, o que diferencia um soneto alexandrino de um simples dodecassílabo é a CESURA na 6ª sílaba — ponto em que se corta o verso de 12 sílabas ao meio, resultando em dois hemistíquios. 

        Para uma perfeita cesura é recomendável que: a 6ª sílaba corresponda à palavra aguda (oxítona) ou palavra grave (paroxítona, em que o vocábulo seguinte seja iniciado por vogal ou “h”, permitindo que ocorra uma elisão). Palavras proparoxítonas não são admitidas no ponto de cesura, porque impedem a fusão fluente dos hemistíquios. 

Exemplo: 

Mas / da / SU-/ a / pie-/ DA-// de o/ ful-/ GOR/ dia- /man-/ TI-/ no.

(Verso de Guerra Junqueiro: “A velhice do Padre Eterno”). 

ALEXANDRINO formado de 4 ANAPESTOS: 

ANAPESTO é a denominação de um pé, ou seja, uma unidade rítmica do verso. O pé anapesto tem ritmo ternário, com duas sílabas átonas e uma tônica, como em: “fes-/ te-/ JAR”. 

O soneto ALEXANDRINO com 4 ANAPESTOS é formado por versos de 12 sílabas, recebendo acento nas posições de 3ª, 6ª, 9ª e 12ª sílabas (o que equivale a 4 anapestos consecutivos), sendo de suma importância a cesura (6ª sílaba), que faz do verso um alexandrino. 

Exemplo: 

Mas / da / SU-/ a / pie-/ DA-// de o/ ful-/ GOR/ dia- /man-/ TI-/ no.

(Verso de Guerra Junqueiro: “A velhice do Padre Eterno”).

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