Seguidores

sexta-feira, 7 de abril de 2023

CONTESTAÇÃO - Decassilabo Heroico

Renasce a mágoa sempre que repenso
sobre o desfecho imposto pela vida:
um dia, num instante muito tenso,
encontrarei as sombras da descida...

Eu imagino e logo perco o senso...
meus sonhos enterrados, sem saída,
somente encontrarão o breu intenso,
toda essa perspectiva me invalida!

Não posso tolerar o terrorismo
que anula os tempos idos num abismo,
esse pavor me arrasa por inteiro.

Jamais aceito o adeus ao meu passado
que, num porvir, será concretizado
pelas mãos calejadas de um coveiro...

Janete Sales
T7758404
--------------------------------
CONTESTAÇÃO
Soneto
 inspirado no Soneto:
"Não enterres, coveiro, o meu Passado,"
(Tempos idos - AUGUSTO DOS ANJOS)
ATIVIDADE ABRASSO
Academia Brasileira de Sonetistas
--------------------------------
Compor um soneto decassílabo sáfico 
ou heroico desenvolvido a partir 
de uma obra de autoria do seu patrono. 
Caso o acadêmico não utilize 
um verso do seu patrono como epígrafe, 
deverá mencionar a obra a qual fez a analogia.
--------------------------------

(Tempos idos - AUGUSTO DOS ANJOS)
-----*-----
Não enterres, coveiro, o meu Passado,
Tem pena dessas cinzas que ficaram;
Eu vivo dessas crenças que passaram,
E quero sempre tê-las ao meu lado!

Não, não quero o meu sonho sepultado
No cemitério da Desilusão,
Que não se enterra assim sem compaixão
Os escombros benditos de um Passado!

Ai! não me arranques d’alma este conforto!
– Quero abraçar o meu passado morto
– Dizer adeus aos sonhos meus perdidos!

Deixa ao menos que eu suba à Eternidade
Velado pelo círio da Saudade,
Ao dobre funeral dos tempos idos!


Licença Creative Commons
O trabalho CONTESTAÇÃO de Janete Sales Dany está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário